Equipe Técnica: Rogéria Zapata Valeria Moreno Adriana Castro
Vidro de Borosilicato Temperado Fabricado em Sorocaba pela Vidrak

Vidro Borossilicato

O vidro borossilicato contém óxido bórico, bem como vários outros ingredientes em proporções específicas. A inclusão de óxido bórico resulta em um material de vidro com excelentes propriedades térmicas. Com o vidro borossilicato, a adição de ácido bórico (𝐻3𝐵𝑂3) à formulação resulta em um vidro com baixo coeficiente de expansão térmica, o que significa que quando o vidro é aquecido ou resfriado, ele não se expande ou contrai muito. Essa estabilidade dimensional é o que permite que o vidro de borossilicato seja capaz de resistir a mudanças rápidas e extremas de temperatura sem trincar.

O vidro borossilicato também possui ótima transmissibilidade, conforme o gráfico abaixo.

Transmissibilidade de Ondas em Espessuras Diversas de Vidro Borossilicato

Além das características citadas, o borossilicato se destaca por sua alta durabilidade química, pureza e homogeneidade, além da ótima resistência mecânica.

Resumo Técnico

Temperatura de trabalho (sem temp.) Choque Térmico
450 °C 130 °C
Temperatura de trabalho (temp.) Choque Térmico
280 °C 230 °C
Pressão de trabalho
Consultar um atendente para estudo de aplicação.
Espessuras
De 0,7 a 35 mm ± 0,2 a ± 1,0
Dados Técnicos
Densidade 2,23 g/cm3
Temperatura amolecimento 815 °C
Temperatura de recozimento 560 °C
Índice de refração (380 – 780 nm) 1,48
Coeficiente de expansão linear 0,0000033 °C
Condutividade térmica 1,200 W/(mK)

Aplicações

Visores de Vidro

Em processos industriais, os tanques usam visores que geralmente são fabricados em vidro de borossilicato. Esses visores permitem o monitoramento visual de substâncias e processos sem a necessidade de abrir o tanque ou recipiente de armazenamento e sem interromper o processo.

Vidraria de Laboratório

A alta estabilidade dimensional e a capacidade de tolerar a exposição a diferentes temperaturas ao mesmo tempo tornam o vidro de borossilicato uma escolha natural de material a partir do qual se cria material de vidro de laboratório. Além das propriedades térmicas favoráveis, o vidro de borossilicato é muito resistente e não reativo à maioria dos produtos químicos. Alguns itens comuns são placas de Petri, lâminas de microscópio, garrafas, béqueres, frascos, tubos de ensaio, funis e instrumentos de medição, como cilindros graduados, são exemplos comuns.

Lentes Científicas e Espelhos

O vidro de borossilicato pode ser moldado em componentes ópticos de alta precisão, como lentes para uso em telescópios e outros dispositivos ópticos de precisão. O baixo coeficiente de expansão térmica do vidro de borossilicato significa que as propriedades ópticas das lentes serão estáveis sob mudanças de temperatura, pois as lentes de vidro não mudarão significativamente suas dimensões. O vidro também é ideal para uso em espelhos quentes que refletem a luz infravermelha.

Utensílios de Cozinha e Indústria Alimentícia

As propriedades térmicas dos utensílios de cozinha de borossilicato permitem que sejam transportados de um forno quente para uma bancada fria, sem medo de rachar ou estilhaçar. Ele também é usado em produtos como copos graduados e é seguro para uso em fornos de micro-ondas e máquinas de lavar louça, além disso, devido a sua pureza, pode ter contato direto com o alimento.

Produtos de Iluminação de Alta Intensidade

Luzes de palco e produtos de iluminação usados na indústria cinematográfica usam lentes de vidro de borossilicato, pois essas luzes podem atingir altas temperaturas quando operadas continuamente.

Lentes Externas de Aeronaves

As lâmpadas externas em uma aeronave usam lentes de vidro de borossilicato devido às propriedades ópticas claras (transmissibilidade) e a capacidade de suportar o diferencial de temperatura experimentado durante o voo em grandes altitudes.

Aquecedores de Aquário

Aquecedores de aquário são uma aplicação muito comum para o vidro de borossilicato, onde o tubo do aquecedor é exposto a um gradiente térmico do elemento de aquecimento nicrômico interno e à água muito mais fria no tanque.

Eletrônicos

O vidro de borossilicato é usado na indústria de fabricação de semicondutores para eletrônicos modernos, onde os wafers de silício podem ser ligados ao vidro de borossilicato gravado.

Prototipagem Rápida

Na modelagem por deposição fundida, uma forma de impressão 3D ou manufatura aditiva, o vidro de borossilicato é um material ideal para uso sobre o qual os materiais plásticos aquecidos e extrudados são depositados durante o processo de construção.

Solicite um Orçamento

Nosso time de consultoria e atendimento está pronto para o seu projeto. Fale conosco!

Todos os campos do formulário são obrigatórios.

Ao enviar este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Foto da fábrica da Vidrak em Sorocaba/SP

Precisa de um
projeto sob medida?

Nossos consultores estão prontos para ajudar você a encontrar a melhor solução em vidros e metais industriais, sempre com a melhor qualidade, o melhor prazo e o melhor custo-benefício.