Equipe Técnica: Rogéria Zapata Valeria Moreno Adriana Castro
Amostras circulares de vidro quartzo

Vidro Quartzo

O vidro de quartzo é um material extremamente versátil, usado em uma variedade de aplicações. Possui excelentes propriedades térmicas, excelente transmissão óptica, com bom desempenho elétrico e contra corrosão.

Devido à sua alta estabilidade térmica e química, o quartzo é amplamente utilizado em muitas aplicações em grande escala – abrasivos, materiais de fundição, cerâmicas e cimentos. Hoje, um oscilador de cristal é um uso piezoelétrico comum para o quartzo: a frequência de vibração do cristal é usada para gerar um sinal elétrico de frequência muito precisa. Isso é empregado em muitos dispositivos eletrônicos modernos (relógios de pulso, relógios, rádios, computadores, telefones celulares) para controlar o tempo ou fornecer um sinal de relógio estável para circuitos digitais.

Algumas das características do quartzo são:

  • Incrivelmente resistente ao choque térmico (pode ser retirado do calor extremo e mergulhado na água sem trincar);
  • Baixo coeficiente de expansão térmica;
  • Propriedades de transmissão óptica de ultravioleta para infravermelho;
  • Boa resistência química, com exceções representadas por agentes alcalinos que desencadeiam processos de desvitrificação e por ácidos fluorídrico e fosfórico, os únicos compostos capazes de danificar o material;
  • Excelente isolante elétrico.

Resumo Técnico

Temperatura de trabalho Temperatura por breves períodos
1100 °C 1200 °C
Pressão de trabalho
Consultar um atendente para estudo de aplicação.
Espessuras
Até 100 mm ± 0,5 mm
Dados Técnicos
Densidade 2,20 g/cm3
Temperatura amolecimento 1683 °C
Temperatura de recozimento 1215 °C
Coeficiente de expansão linear 0,00000072 °C
Condutividade térmica 1,400 W/(mK)

Aplicações

Janelas de EPROMS

As EPROMs são reconhecidas pela janela de quartzo transparente que fica no topo da embalagem, através da qual o chip de silício é visível e que transmite a luz ultravioleta para apagar.

Janelas de Fornos

Devido a sua alta resistência à temperatura (900 °C) ele é comumente utilizado em fornos industriais para visualização de massa fundida.

Lentes

O material se comporta de maneira previsível e permite que o fabricante óptico aplique um polimento muito liso na superfície e produza a figura desejada com menos iterações de teste.

Armazenamento Óptico de Dados 5D

Devido à estabilidade e composição térmica o quartzo se torna interessante para tal aplicação.

Indústria de Semicondutores

Sua combinação de resistência, estabilidade térmica e transparência UV torna-o um excelente substrato para máscaras de projeção para fotolitografia (técnica utilizada na confecção de circuitos integrados).

Cadinhos, Bandejas e Barcos

Devido à sua alta resistência térmica, suporta temperaturas de 900 °C.

Ótica de Transmissão de UV

A sílica fundida sintética de “grau UV” tem um conteúdo de impureza metálica muito baixo, tornando-a transparente mais profundamente no ultravioleta.

Ótica de Transmissão de IR

Quartzo fundido de “grau infravermelho”, que é eletricamente fundido, tem uma maior presença de impurezas metálicas, limitando seu comprimento de onda de transmitância UV a cerca de 250 nm, mas um teor de água muito menor, levando a uma excelente transmissão infravermelha de até 3,6 μm de comprimento de onda.

Solicite um Orçamento

Nosso time de consultoria e atendimento está pronto para o seu projeto. Fale conosco!

Todos os campos do formulário são obrigatórios.

Ao enviar este formulário você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Foto da fábrica da Vidrak em Sorocaba/SP

Precisa de um
projeto sob medida?

Nossos consultores estão prontos para ajudar você a encontrar a melhor solução em vidros e metais industriais, sempre com a melhor qualidade, o melhor prazo e o melhor custo-benefício.